E ainda sobre o PÓS PARTO…

A chegada do bebé é o momento mais esperado pelos pais e normalmente por toda a família. O momento do parto, a “dor” e o saber se o bebé é “perfeito” costuma ser a preocupação principal. E o pós parto? Muitas vezes nem sequer pensamos nele. O parto costumo dizer que é um momento mas a partir dele várias vidas, rotinas mudam. É fácil? Não não é. Pode é ser menos difícil. Requer paciência, tempo e adaptação. A mãe está frágil e muitas são as mudanças. Mudanças físicas, emocionais, de rotinas e isto não é facil. Requer adaptação à sua nova situação. É melhor, é pior? Não sei… É diferente!

É normal chorarem, sentirem-se incapazes e até desejar voltar atrás. Não estão a ser más mães por isso. Faz parte desta nova fase. O bebé imaginário, nem sempre corresponde ao real. Chora e de inicio nem sempre conseguimos perceber porquê, alimenta lo nem sempre corre de forma linear e a privação de sono da mãe também não ajuda.

Com calma, apoio do pai e familiares, de amigos, tudo se recompõe. É importante sair de casa para passear, conviver com outras pessoas, dormir quando o bebé dorme  e acima de tudo pedir ajuda quando não nos sentimos bem.

Ninguém nasce a saber ser mãe ou pai, aprende-se 🙂 e esqueçam querer fazer tudo e ser super mulheres.

Enf. ESMO Carla Duarte
92 606 25 85
Pronto a Nascer

Leave a Comment