A fruta na gravidez

A alimentação da futura mãe é extremamente importante para a sua saúde e para a do feto. Esta deve garantir a ingestão de todos os nutrientes.
As frutas, na maioria das vezes são pouco calóricas e devem ser grandes companheiras de mulheres que desejam ter uma gestação saudável.
A laranja por exemplo é uma fruta rica em vitamina C e deve fazer parte da alimentação da gravida pois facilita a absorção do ferro pelo organismo. Além disso, a laranja é rica em fibras e minerais. Deve contudo ser consumida com moderação pois pode provocar acidez no estômago.
A Melancia é composta por 90% de água, rica em sais minerais e vitaminas, além de ter baixo valor calórico. Além disso, ela tem ação antioxidante e diurética, que favorece a eliminação das toxinas do corpo.
O Abacate é rico em magnésio e ajuda a evitar câimbras, a combater o cansaço e a fadiga, comuns nos últimos meses de gravidez. Apesar de ser rico em “gorduras do bem”, o abacate é calórico e deve ser consumido com moderação.
A Banana é uma fruta rica em carboidratos e contém vitamina B6, que auxilia a formação do feto e ajuda a evitar os enjoos das primeiras semanas. Para além disso dá uma grande ajuda nas cãibras. Tem como desvantagem causar obstipação e provocar aumento de peso.
O Kiwi está também na lista das frutas ricas em vitamina C, apresenta alto teor de fibras e estimula o funcionamento do intestino.
Ao longo de um dia deve ingerir cerca de três porções de fruta (uma peça de fruta com tamanho médio).
E tu que frutas costumas ingerir?