Afinal o que é isto?
A dilatação do colo do útero inicia-se com as contrações uterinas. É através desta dilatação que o colo do útero se vai preparando para a chegada do bebé.
No terceiro trimestre de gravidez, surgem com frequência as contrações de Braxton Hicks. Estas são contrações de preparação para o parto. São contrações em que a barriga fica dura e a mamã sente apertar. Na fase final da gravidez já podem trazer algum desconforto mas nada que não consigas controlar.
Quando se inicia o trabalho de parto as contrações já trazem mais desconforto e necessitas muitas vezes utilizar métodos de alívio de dor, tais como as Respirações, bola de pilates, duche, entre outros, para te controlares melhor. O teu controlo é extremamente importante, bem como as posições que adotas, para que possas passar pelo trabalho de parto da melhor forma.
Sem contrações não existe trabalho de parto. São necessárias para que o colo do útero vá abrindo até aos 10 cm e para que o teu bebé possa nascer via vaginal. Para além disso elas em conjunto com o teu bebé vão fazendo força em direção á vagina.
Deves encarar as contrações como um meio para atingir um fim, ou seja, elas são necessárias para que tenhas o teu bebé nos teus braços. Costumo frequentemente nas minhas aulas de preparação para o parto dar o exemplo do pack, ou seja, imagina que cada sra, cada trabalho de parto tem um pack de contrações, que não sabemos de quanto é. Então por cada contração que vai chegar, tu não vais pensar… “Ai..vem outra…” mas sim “esta já passou, é menos uma, já fez o seu trabalho“.
Se encarares nesta perspetiva vais ver que é bastante mais fácil.
Carla como é realizada a avaliação da dilatação?
É outras das perguntas que me são colocadas muitas vezes. Através da cervicometria (avaliação do colo do útero através do famoso toque). Esta avaliação é realizada com os dois dedos que vês na imagem. Imagina um Donuts… o buraco do donuts é a abertura do colo do útero. Os dedos vão abrindo á medida que o buraco aumenta e é isso que é a dilatação, traduzida em cm.