O PAI…

Pouco ainda se fala do pai… do quanto é importante a sua presença, a sua participação, na gravidez, no parto e pós parto.

Ai o pai não sofre nada… não concordo muito com isso… o pai sofre pelas contrações que não tem, sofre por querer ajudar e às vezes não conseguir pois o trabalho de parto apenas a mulher passa por ele. Estas imagens para mim são lindas! Lindas pela emoção e amor que transmitem. O pai, tal como a mãe, ama o seu bebé desde o primeiro minuto que o vê apesar de às vezes, por ser homem e assim ter sido educado, não mostrar as suas emoções.

Nos cuidados ao bebé o pai deve ser envolvido, não somente pela ajuda à mãe mas sim porque este também necessita de estabelecer a vinculação com o seu bebé.

As mães muitas vezes queixam-se que o pai não ajuda… mas quantas vezes eles estão a fazer algo e nós dizemos deixa estar que faço mais rápido, ou melhor?

O pai também precisa de apoio, muitas vezes é esquecido e poucos são os que rodeiam o casal e lhe perguntam como se sente.

A todos os pais… um pai também chora.

2 thoughts on “O PAI…”

    1. Olá Korine
      Este ano não está a ser um ano fácil realmente.
      Têm sido meses de receio, medo e incertezas. A gravidez em si já disperta estes sentimentos e neste contexto da pandemia podem piorar.
      Os pais e nós profissionais, vivemos embora de forma diferente, um momento novo.
      Aquilo que aconselho é que tente se manter calma, realizando meditações, caminhadas ao ar livre, momentos a dois e desfrutar desta viagem que é a gravidez, da melhor forma possível.
      No pós parto unam-se enquanto casal e enquanto recentes papás. Muitos miminhos os três, muito pele a pele com o bebé, muito colinho, de forma a ultrapassar a ausência do pai durante o parto, que está a ocorrer em alguns hospitais.
      Da parte do Pronto a Nascer qualquer ajuda que necessite disponham.
      Muito pensamento positivo e muito amor para a chegada do vosso bebé ❤️
      Enf. Carla

Leave a Comment