baby feet, heart, love-1527456.jpg

Viver o pós-parto

O pós parto… aquela fase por que esperamos a gravidez toda mas que tem muito de agridoce. 

Muitas mulheres, durante a gravidez pensam, a imaginam ou receiam o parto e muitas vezes nem sequer nos lembramos do pós parto. 

O pós parto é então aquele período em que muitas vezes não pensamos durante a gravidez e que poucas vezes é abordado nos cursos de preparação para o parto ou pelos profissionais de saúde. É um bocadinho o… quando o bebé nascer logo se vê. 

Não poderia haver nada mais errado! O pós parto deve começar a ser preparado logo desde a gravidez. Muitas coisas podem ser prevenidas se assim for. 

É por isso que nos cursos de preparação para o parto do Centro Pronto a Nascer, há dois módulos são dedicados ao pós parto, ao bebé mas também aos cuidados que a recém mamã deve ter consigo própria. 

É muito importante que o casal esteja preparado, que tenha formação prévia ao nascimento do bebé para prevenir e antecipar muitas dúvidas ou problemas no pós parto. 

Neste período muita da informação e da atenção é dirigida ao recém nascido e a mãe fica esquecida, mas as alterações físicas e psicológicas da mulher que deu à luz são imensas e não devem ser descuradas. 

Vários são os órgãos que necessitam regressar aquilo que eram no pré parto e para isso é necessário tempo. 

A recém mamã acabada de chegar a casa precisa de ajuda! Ajuda em vários aspetos, desde a lida doméstica até à um simples mas aconchegante abraço. 

É importante apoiar a mãe, porque tudo é novo, mesmo que não seja um primeiro filho. Com cada bebé nasce também uma mãe, uma mãe que acumula muitas vezes muitos outros papéis. 

Se é fácil? Não, não é.

É importante respeitar o corpo porque tudo necessita de tempo. O útero está volumoso, a barriga grande, as mamas estão cheias de leite sem se conseguir controlar a produção da fábrica, os mamilos fissurados, é difícil sentar porque os pontos doem, o sono não é como era, as famosas hormonas estão em turbilhão e o parto… o parto foi intenso, como se tivesses corrido uma maratona. Mil e uma coisas estão a surgir ao mesmo tempo e gerir tudo requer muita calma. 

Quem rodeia a recém mamã deverá ter tudo isto em consideração. O bebé precisa de cuidados 24h sobre 24h, mas a mãe também precisa ser cuidada, nem que seja perguntando como te sentes? E sim esta é uma pergunta que coloco sempre às mamãs que acompanho. Muitas vezes a resposta é simples… o silêncio acompanhado de um choro compulsivo. Um choro por exaustão, um choro por medo do que está a acontecer, um choro que liberta de todos os últimos acontecimentos, um choro de ainda bem que alguém perguntou, um choro de sinto-me um caco! 

Não faz mal chorar, não faz mal teres medo de não ser capaz, não faz mal interrogares-te se foi uma boa decisão teres engravidado, não faz mal achares que a subida de leite, as mamas em pedra, os pontos que te doem são coisas que só te acontecem a ti… é normal sentires isto e acho que todas nós que fomos mães já pensamos assim.

Não tens de ser forte o tempo todo, não faz mal se não conseguires dar resposta a tudo, permite-te dar tempo ao tempo e pedir ajuda a quem te rodeia. 

A primeira muda de fralda não será perfeita, nem o primeiro banho, mas tu estás a aprender a ser mãe e como tudo na nossa vida leva tempo. 

Vê aqui o Curso Pronto a Crescer.

Curso Pronto a Crescer