Cardiotocograma

Cardiotocograma, o que é e para que serve?

O Cardiotocograma, também conhecido por CTG, é um exame realizado cerca das 36/39 semanas. Nele serão avaliadas as contrações, o batimento cardíaco do feto e os movimentos do mesmo. É realizado antes das 36 semanas se a grávida referir contrações. Em trabalho de parto é também utilizado para uma maior segurança das mamãs, bebés e profissionais de saúde.

É um exame indolor com a duração de cerca de 20 min.

É importante que a grávida tenha comido antes de o realizar e que a bexiga esteja vazia, para evitar suspender o exame a meio, para uma ida à casa de banho.

Este exame deve sempre ser avaliado pelo médico obstetra ou pela enfermeira especialista em saúde materna. É válido no momento em que é realizado, ou seja, não prevê o que se vai passar daqui a horas ou dias.

Em trabalho de parto esta monitorização não tem de ser obrigatóriamente contínua, ou seja, se tudo estiver dentro dos parâmetros “normais” o cardiotocograma pode ser intermitente para dar oportunidade à grávida de deambular, realizar bola de pilates, ir ao WC, etc.

Atualmente já existem maternidades que em trabalho de parto, têm esta monitorização por wireless, o que é excelente, pois permite liberdade de movimentos e vigilância em simultâneo.

 

Leave a Comment